CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS ANTÔNIO CONSELHEIRO recebe certificação como Ponto de Cultura do Ceará

 


O Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro, -CDDH-AC, alcançou um marco significativo ao ser certificado como Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE).

Essa conquista é resultado da longa trajetória do CDDH-AC dedicada a promover tanto a cultura quanto aos direitos humanos, ao mesmo tempo em que fortalece a diversidade cultural e defende a valorização do patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, em Senador Pompeu e região.

A certificação do CDDH-AC permite que ele faça parte da Rede Cultura Viva do Ceará, um movimento cultural e social que teve origem como um programa governamental em 2004 no Brasil e que, em 2014, evoluiu para se tornar uma política de estado. Essa iniciativa é inovadora, pois confirma que a cultura não é apenas uma manifestação artística, mas também desempenha um papel fundamental na cidadania e no desenvolvimento das comunidades.

No contexto cearense, a Rede Estadual Cultura Viva se destaca por sua promoção da diversidade cultural, étnica e de gênero, abrangendo tanto comunidades urbanas quanto rurais. Essa política cultural se apresenta como uma forma de resistência, buscando integrar a cultura com outros aspectos da vida, como os direitos humanos, a educação, a saúde e o desenvolvimento comunitário.

Com a obtenção da certificação, o CDDH-AC reafirma a cultura como um direito humano fundamental e uma força motriz para a transformação social e para a convivência com o Semiárido, tendo como fio condutor as  as cisternas de placas, que são utilizadas para o armazenamento de água, tanto para o consumo humano quanto para atividades produtivas. Além disso, o projeto engloba a criação de quintais produtivos, a implementação de projetos de educação contextualizada, a manutenção de casas de sementes e a realização de feiras agroecológicas, bem como a promoção de capacitações e intercâmbios. Todas essas ações são permeadas pela valorização da cultura como um elemento fundamental dentro das estratégias de convivência com o Semiárido.


Postar um comentário

0 Comentários