BOLETINS DE SISTEMATIZAÇÃO


Neste espaço, você confere os boletins de sistematização O Candeeiro produzidos pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Concelheiro (CDDH-AC), através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil).


As lutas e conquistas da Associação de Mulheres da Comunidade Belo Monte em Senador Pompeu

Apresentamos  neste  boletim,  a  trajetória  do  grupo  de mulheres  da  comunidade  Belo  Monte  em  Senador  Pompeu  (CE),  que  com  coragem  e  determinação,  superou preconceitos  e  conquistou  projetos  que  beneficiam  a comunidade.
Reisado de caretas do São Joaquim fortalece vínculo com o Semiárido
No distrito de São Joaquim, município de Senador Pompeu, Estado do Ceará, um grupo de agricultores mantém a tradição de reisado de caretas há mais de 55 anos.  É uma atração esperada pelas pessoas da comunidade, durante todo o ano. Geralmente acontece nos meses de dezembro e janeiro, dentro do ciclo natalino, encerrando a brincadeira no dia 06 de janeiro alusivo ao dia de Reis. Crianças, jovens e adultos se reúnem nos terreiros das comunidades por onde os brincantes passam, para assistirem à brincadeira que encanta e diverte a todos.

A cooperação familiar garante qualidade de vida no Semiárido
Na comunidade Carnaúba dos Marianos, que fica localizada às margens do Açude Patu, um grupo de agricultores e agricultoras, formado por três famílias desenvolvem atividades que promovem a convivência com o Semiárido de forma sustentável. Uma delas é a piscicultura, que vem garantindo alimento de qualidade e renda para as famílias.
Mobilização comunitária resulta em superação de problemas e acesso às tecnologias sociais
A comunidade de Pombinhas situada na serra do município de Pedra Branca (CE), distante 36 km da sede, é uma localidade de difícil acesso em virtude do sobe e desce de ladeiras, característico da geografia da região, que tem influência direta nas condições de vida de seus habitantes, principalmente com relação ao abastecimento de água, por não haver condições apropriadas para a construção de açude com grande capacidade de armazenamento.
Um projeto que estimulou o empreendedorismo na agricultura familiar
O Projeto Família foi concebido a partir da busca de alternativas para substituir a monocultura do algodão que por muitos anos foi a base da economia do município de Senador Pompeu (CE) e entrou em decadência nos meados da década de 80 do século passado, deixando problemas econômicos e ambientais. Foi iniciado no ano de 1999 através da parceria da Cooperativa de Senador Pompeu e a Cooperativa IL CANALE da Itália, parceria conquistada através do Pe. Albino Donati, que nos anos 80 e 90 lutou por melhores condições de vida para os sertanejos que sofriam por falta de ações voltadas para a convivência com fenômeno natural da seca.
.Leia mais...

Grupo de caretinhas fortalece identidade cultural no Semiárido
O Semiárido é rico em vida, cheio de possibilidades e permeado de tradições culturais que são fundamentais e estão inseridas nos mecanismos de vivência e convivência. São elementos importantes para o fortalecimento da identidade cultural dos povos do Semiárido. O distrito Engenheiro José Lopes, município de Senador Pompeu, região centro do Estado do Ceará, tem a tradição dos caretas que é bem antiga na comunidade. Grupo de homens mascarados com roupas rudimentares ou coloridas, que saem de casa em casa pedindo prendas para o círculo dos caretas que acontece no sábado de Aleluia à noite.
O casal Ricardo Aprígio e Antônia Alencar colhem os frutos do trabalho e dedicação
Na pequena propriedade à margem do Açude Patu, na comunidade Carnaúba, Senador Pompeu (CE), o casal Ricardo Aprígio da Silva e Antônia Alencar da Silva tira o sustento e ainda dá para investir na manutenção das atividades agrícolas. 
Uma história que começou no final dos anos noventa com o Projeto Família, que nasceu dos ideais do Pe. Italiano Albino Donatti, que muito contribuiu com a mobilização social em defesa dos direitos dos agricultores e agricultoras da região. Criado a partir da parceria de uma Cooperativa agrícola de Senador Pompeu e a Cooperativa IL CANALE, sediada em Trento na Itália.
João Bosco, um agricultor exemplo de determinação
Um exemplo de coragem, determinação, força de vontade de trabalhar que vem do Sítio Timbaúba, município de Senador Pompeu (CE). João Bosco da Silva, 62 anos, com muita vitalidade e cheio de sonhos, produz frutas e verduras em sua propriedade às margens do Açude Patu.
No começo década de 1980, teve início a construção do Açude Patu.Centenas de famílias de pequenos agricultores foram impactadas pela construção. A terra da família de João Bosco também ficava na área que seria inundada pelas águas do açude.
Neném do mandala, parceria com a natureza
Na localidade Barra do Serrote município de Piquet Carneiro, o agricultor Rivanildo Alves dos Santos conhecido por "Neném do Mandala", mantém produção agroecológica no sistema Mandala.
Leia mais...

Assista ao vídeo: Neném do Mandala
As Duas Águas e o Repente de Juvenil Barbosa
O Semiárido é rico em vida, possibilidades e belezas. É rico também em cultura, com uma grande diversidade de tradições, saberes e fazeres populares presentes nas comunidades. Uma dessas tradições muito conhecida é o repente, a cantoria de viola. Juvenil Barbosa dos Santos é agricultor e repentista. Mora na comunidade Pendência, zona rural do município de Pedra Branca (CE), uma região muito bonita do sertão alto, que guarda belezas naturais, refúgio de animais silvestres e espécies nativas da Caatinga, que tem sido fonte de inspiração para suas composições e improvisos.


Postar um comentário

0 Comentários