CAMINHADA DA SECA, 40 ANOS DE CAMINHADA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA SECA DE 1932.



No dia 13 de novembro acontecerá a Caminhada da Seca, caminhada ao Campo Santo do Sertão, o Santuário da Seca, em memória das vítimas do campo de concentração da seca de 1932 e em louvor às Santas Almas da Barragem.

É um evento religioso, histórico e cultural, idealizada pelo Pe. Albino Donnati no ano de 1982, que ao perceber a devoção e fé das pessoas da comunidade para com as Almas da Barragem, chamou os paroquiamos a fazerem uma caminhada até o cemitério da barragem, no local foi realizada uma celebração. A partir dessa iniciativa nasceu a tradição da Caminhada da Seca, que acontece todo segundo domingo de novembro. Hoje é um patrimônio imaterial de cunho religioso, cultural e histórico do Ceará.

Com o tema: (SEGUINDO EM CAMINHADA PELO BEM VIVER NO SEMIÁRIDO - PELA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL)

O BEM VIVER sintetiza as lutas por direitos fundamentais: segurança hídrica e alimentar, terra para viver e produzir, educação de qualidade, segurança, moradia digna, cultura, tudo que converge para o BEM VIVER no SEMIÁRIDO.

PELA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL – Por ser um marco histórico da luta pela preservação do patrimônio cultural material nos últimos 25 anos. O ano de 2022 é um ano marcante para a história de  Senador Pompeu, são 90 anos do campo de concentração, 100 anos da construção dos casarões da barragem, 40 anos da caminha da seca e a conquista do tombamento do Sítio Histórico do Patu como patrimônio cultural do Estado do Ceará.

CAMINHADA AO CAMPO SANTO DO SERTÃO

Tradicionalmente saindo da Igreja Matriz às 04h30min, ocorrendo uma romaria por 3 km até o cemitério da barragem, o campo santo do sertão, onde é celebrada uma missa em louvor às Almas da Barragem e em memória dos que sofreram e morreram no campo de concentração da seca de 1932.

Na semana da Caminhada da Seca, tradicionalmente acontecem diversas atividades: apresentações teatrais, show musical, feiras, exibição de vídeos, gravação de documentários, seminários, exposições artísticas, programas de rádio, celebrações eucarísticas e peregrinação, tudo em torno da temática que envolve a Caminhada da Seca, Campo de Concentração e o patrimônio histórico.

LUGAR DE MEMÓRIA SENSÍVEL

Senador Pompeu é único município do Ceará, que mantém viva a memória do campo de concentração da seca de 1932, com o patrimônio material, imaterial e paisagístico.

Os casarões da barragem, edificações que inicialmente foram construídas para abrigar engenheiros ingleses responsáveis pela construção da barragem na década de 20 do século passado, cujo canteiro de obras foi usado pelo governo para a implantação do campo de concentração no ano de 1932.

O cemitério da barragem é um lugar sagrado para a comunidade, conhecido como o santuário da seca, o campo santo do sertão.

A memória está viva também no imaginário coletivo, através da devoção e fé nas almas da barragem, tornando a caminhada da seca um patrimônio imaterial de cunho religioso e histórico.

Local: Senador Pompeu

Data: 13 de novembro de 2022

Horário: 4:30h (Igreja Matriz)

Informações:

Paróquia:  88 99280-1795

Secretaria da Cultura:  88 99854-0708

Vídeos:







Postar um comentário

0 Comentários