O FCVSA realiza o 1º Festival Cearense das Sementes da Vida e 3º Encontro Estadual de Agricultores/as Experimentadores/as.

 ‘Esse evento coloca em pauta a riqueza das sementes crioulas e a importância de resguardar para a autonomia de famílias agricultoras e a preservação/recuperação da biodiversidade no Semiárido.

O Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA) realiza nos dias 04 a 06 de maio, no Cariri, o Primeiro Festival de Sementes Crioulas e Terceiro Encontro Estadual de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as. O objetivo é discutir a importância do resgate, produção, conservação e multiplicação das sementes crioulas, na perspectiva da garantia da biodiversidade e autonomia das famílias, bem como estratégias de incidência nas políticas de convivência com o Semiárido.

Participarão do evento Agricultores e Agricultoras, Comunidades Tradicionais, Rede de Agricultores Agroecológicos, Redes de Intercâmbio de Sementes, instituições que constituem o Fórum Cearense pela Vida no Semiárido, Rede de Sementes da Paixão (Paraíba), Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias, Juventude, representações do Governo Estadual e Federal, entre outros.

Diálogos sobre a conjuntura macro política atual; diálogo conjuntural sobre as políticas públicas voltadas para a convivência com o Semiárido; Intercâmbios de Sementes, Agroflorestas, Tecnologias de Convivência com o Semiárido; Juventude, Mulheres, PAIS e mesa de diálogo das experiências territoriais de articulação em rede fazem parte da programação.

Para o debate foram convidados Levante Popular da Juventude, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará – Fetraece, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, Frente Brasil Popular, Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária - Embrapa, Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA, Articulação Semiárido Brasileiro - ASA, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

O evento será marcado por diversas manifestações culturais, pelo compartilhamento do saber popular e pelas inúmeras experiências de resistência e de convivência harmoniosa com a região Semiárida. No segundo dia ocorrerá a noite cultural com lançamento do Vídeo Sementes da Vida no Ceará, apresentações artístico-culturais e realização do Festival das Sementes, com exposição, troca e partilha de alimentos. Por fim, no terceiro dia pela manhã será realizada uma grande celebração das sementes, com cortejo, testemunhos e mística de encerramento do encontro.

Sementes crioulas – São consideradas Sementes Crioulas raças e mudas, ou seja, a imensa diversidade genética que as famílias camponesas mantêm ao longo da história. Em sua dinâmica de comunidade, selecionando e guardando as melhores para os próximos cultivos.

Essas sementes estão guardadas nas próprias residências familiares e em Casas de Sementes comunitárias, onde existe uma verdadeira riqueza alimentar, capaz de garantir a segurança e soberania alimentar e nutricional das populações do Semiárido.

Evento: Primeiro Festival Cearense das Sementes da Vida e Terceiro Encontro Estadual de Agricultores/as Experimentadores/as
Data: 04 a 06 de maio de 2016 (início às 10 horas)

Local: Crato/Juazeiro

Postar um comentário

0 Comentários