36ª CAMINHADA DA SECA



No dia 11 de novembro, o povo de Senador Pompeu relembrará o sofrimento de milhares de sertanejos e sertanejas, vítimas do fenômeno de exclusão social que marcou a história do Ceará no início da década de trinta do século passado. A 36ª Caminhada da Seca é um mergulho na memória do campo de concentração de flagelados da seca de 1932.

O tema continua sendo água, que gerou a demanda para a construção da barragem do Patu no ano de 1919. A mesma água que faltou porque a obra foi paralisada, deu origem ao campo de concentração, que a partir da omissão dos governos e pela falta de políticas adequadas à convivência com a seca, gerou a extrema miséria, a sede, a fome, as doenças, que ceifou milhares de vidas humanas.

Quase 100 anos depois do inicio da construção da barragem do Patu, a falta de água para consumo e produção continua sendo um problema, por isso o tema: ÁGUA, CAMINHO DA VIDA, LIBERDADE E BEM VIVER.


O sentido da caminhada da seca perpassa a fé, a devoção às almas da barragem do Patu, leva a marca da luta contra as injustiças, a violação de direitos, por terra para viver e produzir, pela água para consumo e produção, pela preservação do patrimônio histórico. Lutas tão antigas com novas reivindicações, com novos sentidos e simbologias, que mantêm viva e fortalece a tradição a cada ano. 

Ao longo dos 36 anos de caminhada, dentre os passos de cada caminheiro e caminheira, estão os passos do Padre Albino Donnatt. A Caminhada da Seca, segue a trilha por ele aberta, foi a partir da iniciativa do padre que nasceu a tradição da caminhada da seca no ano de 1982.

Senador Pompeu carrega a responsabilidade de manter viva a memória histórica dos campos de concentração da seca no Ceará. O único município que preservou essa história, através do imaginário popular, dos casarões da barragem, sobretudo na devoção e fé nas almas da barragem, as almas do povo, que é um santo coletivo, o santo que é povo, do cemitério da barragem, que é um lugar sagrado, o campo santo do sertão, o santuário da seca.

A 36ª Caminhada da Seca acontecerá no dia 11 de novembro, concentração na igreja matriz às quatro horas, seguindo o ritual tradicional de caminhar em procissão até o Cemitério da Barragem, onde será celebrada uma missa em louvar às Almas da Barragem.

Postar um comentário

0 Comentários