INTERCÂMBIO DA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DO CODIÁ E ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DA COMUNIDADE BELO MONTE




“Todas as mulheres aqui são guerreiras”, diz Dona Margarida, 68 anos, uma das fundadoras da Associação das Mulheres da comunidade Belo Monte em Senador Pompeu.








Uma história que teve início em 1995, quando um grupo de mulheres tomou a iniciativa  de fundar uma associação com o propósito de buscar projetos e desenvolver ações em benefício da comunidade. 


Segundo Dona Margarida, no princípio foram muitas as dificuldades por conta de ser uma associação composta só por mulheres. “A gente teve que enfrentar muitas barreiras, muita discriminação por ser um grupo de mulheres. Mas a gente continuou com aquela fé em Deus e sentido amor em tudo que ia fazer. Então o que faz um grupo crescer é trabalhar com amor, com boas intenções, com trabalho que reivindica para a comunidade, para o bem comum, o que a gente conquista serve pra toda a comunidade”, afirma.


Na medida em que as mulheres foram se organizando, vieram as conquistas que beneficiaram toda a comunidade. Assim a associação passou a ser respeitada, conforme conta Francisca Maria, 54 anos, também fundadora da associação, “o preconceito existia muito, mas agora que viram que a gente conseguiu muita coisa para a comunidade, já estão acreditando na gente”, diz.


O INTERCÂMBIO


   Intercâmbio na sede da Associação das Mulheres de Belo Monte 
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro proporcionou o encontro entre as integrantes da recém-criada Associação das Mulheres do distrito Codiá e da primeira associação de mulheres que foi criada em Senador Pompeu, a Associação das Mulheres da Comunidade Belo Monte. O encontro aconteceu no dia 19 de maio, na sede da Associação em Belo Monte.


Foi um momento de troca de experiências e resgate da história de lutas e conquistas da Associação de Mulheres da Comunidade Belo Monte, que através da mobilização e organização, apresentaram várias conquistas para comunidade: o sistema de abastecimento d´água, as cisternas de água para consumo humano, projeto de criação de galinhas, fogões ecológicos, cisternas de água para a produção, a permanência do funcionamento da escola que iria ser fechada, mas com a luta da associação a comunidade não permitiu o fechamento e a escola permanece funcionando, a construção da sede da Associação, dentre outras importantes conquistas.


É uma história que incentiva e motiva as integrantes idealizadoras da primeira associação de mulheres de um distrito em Senador Pompeu, a Associação de Mulheres da Comunidade Códia. “A gente veio em busca de experiências, estamos muitos felizes. Se Deus quiser não vai nos faltar coragem.” Diz Janaina Lima, presidente da associação das mulheres do distrito Codiá, que na oportunidade externou sua gratidão ao Centro de Defesa e às integrantes da Associação de Belo Monte, por ter proporcionado o momento de troca de experiências que alimentará a caminhada da mais nova associação de mulheres de Senador Pompeu. Para Dona Margarida o encontro “foi como uma luz que acendeu na nossa comunidade, que só trouxe aprendizagem. Esse encontro não vai parar por aqui, essa semente vai germinar com amor,” enfatiza.


O Centro de Defesa apoia e incentiva as duas associações de mulheres, por entender a importância da organização e mobilização feminina, na busca da efetivação de direitos, da superação de preconceitos e principalmente na busca da igualdade de direitos de gênero.


Postar um comentário

0 Comentários