Centro de Defesa na luta pela convivência com o Semiárido

O agricultor Vandir Alves do Nascimento conquistou uma
 Cisterna de Enxurrada – 
agora produz frutas e verduras em seu quintal produtivo. 
O Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro (CDDH-AC) tem marcada em sua trajetória de luta pela garantia de direitos, a questão da convivência com o Semiárido, o direito de viver com dignidade em uma região historicamente estigmatizada, por conta das constantes estiagens e principalmente pela ausência de políticas públicas voltadas para a convivência com a seca.

Essa luta foi fortalecida através de ações em rede, a partir da fundação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) no ano de 2000 e do Fórum Cearense Pala Vida no Semiárido (FCVSA), que resultou na criação do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), que garantiu a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias do Semiárido Brasileiro.


O Centro de Defesa faz parte dessa história, é a instituição pioneira na região no desenvolvimento de ações de convivência com o Semiárido. Para Marta Souza, que esteve na direção da entidade, essa trajetória do luta do CDDH junto ao FCVSA e com a ASA, “representa a efetivação de direitos, sobretudo no que se refere ao acesso à água, à produção e à terra,o direito à cidadania. No caso das comunidades rurais, as mais distantes e mais isoladas, o acesso à água é uma conquista fundamental. É através desse trabalho que elas descobrem que é possível viver com dignidade no Semiárido”, afirma.


São tecnologias sociais que garantem a estocagem de água para consumo humano, produção de alimentos e dessedentação de animais, proporcionando segurança alimentar e renda para as famílias.


Vandir Alves do Nascimento, agricultor residente no sítio Pedra D’água no Município de Milhã, conquistou uma Cisterna de Enxurrada. Com a tecnologia iniciou a produção e hortaliças e frutas em seu quintal. Segundo ele, a cisterna possibilitou a melhoria da renda com a venda das frutas e verduras, chegando a faturar em média R$ 600,00 (seiscentos reis) ao mês, principalmente a melhoria da qualidade da alimentação da família. “Eu agradeço muito ao Centro de Defesa, de trazer uma benfeitoria dessas pra gente, uma cisterna dessas não tem dinheiro que pague, porque ajuda muito, só em a gente ter o alimento e o que sobra a gente vende, melhora da vida do agricultor”, enfatiza Vandir Alves.

Com mais uma parceria firmada com a ASA, através do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Centro de Defesa irá beneficiar com tecnologias de segunda água - Cisterna Calçadão e Cisterna de Enxurrada – 170 famílias dos municípios de Acopiara e Piquete Carneiro. Segundo o coordenador técnico do projeto, Wollace Sindeaux, “as tecnologias sociais de produção de alimentos da ASA, a exemplo da Cisterna Calçadão e Cisterna de Enxurrada têm possibilitado às família produtoras a conviverem com Semiárido de forma sustentável, produzindo alimentos saudáveis e respeitando o meio ambiente”, afirma.


Além das implantações, o trabalho do Centro de Defesa leva informação, formação e mobilização comunitária. Dessa forma vem transformando a vida de milhares de famílias em diversos municípios do Ceará.

Postar um comentário

0 Comentários