Homenagem do CDDH Antônio Conselheiro ao Seu Leônidas

O dia 02 de outubro de 1942 foi marcado pela vinda ao mundo do irmão de luta José Mendes de Souza, o Seu Leônidas e o dia 20 de março de 2016 foi marcado pela sua partida.

Seu Leônidas - Sua existência foi trilhada na luta
pelo bem comum.
Somos caminhantes da estrada da existência na Terra. Nessa estrada, somos construtores das teias da convivência, do emaranhado sociocultural que levam às lutas pelas conquistas de direitos, pelo respeito ao próximo e todas as formas de vida.  Nela damos os primeiros passos, avançamos e, em um dado momento paramos, deixando as pegadas pela linha do tempo da vida.


Foi nessa estrada que encontramos a grandeza na simplicidade de um agricultor empenhado na luta pela construção de uma sociedade mais justa. Seu Leônidas foi um participante ativo das pastorais sociais desde a época em que Pe. Albino Donati era pároco de Senador Pompeu.


Sempre de bom humor e energia contagiante, o agricultor, o brincante de reisado de caretas, devoto das almas da barragem, destemido militante das causas sociais, tudo que fez, fez por amor, fez com alegria, por entender que o bem comum é mais importante. Sempre disposto a enfrentar os problemas, determinado a participar, mesmo em momentos de saúde fragilizada.


Sua militância e incansável participação nas lutas engrandeceu nossa história. Sua fala insistente, persistente, de causar incômodo aos “detentores de poderes”, motiva-nos a continuar lutando pela garantia dos direitos humanos fundamentais dos que se encontram desprovidos dos meios necessários para alcançá-los.


Somos gratos pela sua contribuição e ensinamentos. Seus passos ficarão marcados na história do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro e sua voz continuará a ecoar pelo Semiárido que tanto amou e defendeu.

A Caminhada continua, embalada na lembrança dos que foram os alicerces, dos que foram pilares, dos que foram o telhado da construção da história do Centro de Defesa nos 32 anos de caminhada.

E assim como os demais, a energia de seu Leônidas potencializa a luz que ilumina a nossa estrada e guia-nos na caminhada.

Não dizemos simplesmente adeus, dizemos ide irmão, acender a luz que ilumina a nossa estrada, por que quando o sonho é infinito, grande é a caminhada, a luta e a missão.

Homenagem do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro ao Seu Leônidas.





Postar um comentário

0 Comentários