CDDH Antônio Conselheiro perfura poço profundo e constrói cisterna de placas na comunidade Morada Nova em Senador Pompeu

Os últimos quatro anos de seca trouxe aflição para muitas comunidades que ficaram sem acesso à água no Semiárido. Os moradores da comunidade Lagoa Nova, distante 14 km da sede do município de Senador Pompeu vivenciaram esse problema.

Como os açudes secaram e a água do carro pipa não era suficiente para atender à demanda das 34 famílias da comunidade, representantes da Associação Comunitária de Morada Nova procuraram o Centro de Defesa Direitos Humanos Antônio Conselheiro (CDDH-AC), em busca de soluções viáveis para amenizar o problema do acesso água naquela comunidade.

A coordenação do Centro de Defesa, sensibilizada com o sofrimento das famílias, apesar das dificuldades em angariar recursos, não mediu esforços para garantir o direito humano ao acesso água. Dentro das suas possibilidades contratou o estudo para a perfuração de um poço profundo. A perfuração aconteceu logo em seguida ao estudo e o poço deu uma vazão de 2000 mil litros por hora, água suficiente para atender as demandas da comunidade.

Água do poço profundo na comunidade Morada Nova
O agricultor João Felix enche a cisterna com água do poço
Além da perfuração do poço, o Centro de Defesa construiu uma cisterna de 52 mil litros, com o objetivo de armazenar a água bombeada do poço, facilitando assim o acesso dos moradores à água.

Segundo o agricultor João Felix, representante da Associação Comunitária, a vida estava difícil “com a seca, os açudes todos secaram, a pouca água que ainda existia era só a lama e ficava a  mais  de um quilometro de distância, enfatiza o agricultor.

Para o agricultor Didi, que também faz parte da Associação, a perfuração do poço, trouxe melhorias para a comunidade, “melhorou cem por cento, porque todo mundo chega, encosta seu jumentinho e é só encher as cargas, a falta d’água acabou, o poço chegou no tempo certo, graças ao Centro de Defesa”, diz com alegria Didi.

Poço profundo na comunidade Morada Nova
João Valério presidente da Associação Comunitária de Morada Nova, diz que a comunidade era abastecida por carro pipa, mas que não era suficiente para atender todas as famílias, só dava para a metade do mês, mas com o poço instalado com bomba e a cisterna o problema está resolvido.

A comunidade realizou uma celebração ecumênica, com a participação dos funcionários e coordenação do Centro de Defesa, como forma de agradecimento pela conquista.


Toda a comunidade se sente agradecida pelas implementações conquistadas através do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro, que há 32 anos vem promovendo cidadania na região.

Postar um comentário

0 Comentários