12ª Edição do Programa Veredas da Cidadania especial Pe. Albino Donatti

Clique no play para ouvir:
O Programa Veredas da Cidadania em sua 12ª edição, apresenta mais uma edição especial sobre Pe. Albino Donatti: um profeta no sertão Semiárido, fazendo o registro de sua história de em Senador Pompeu, com a participação de pessoas que participaram das pastorais e conviveram com Pe. Albino. Apresentam seus testemunhos de vivências, lutas e aprendizados.

Depoimentos:
Maria de Fátima da comunidade Jitirana, Maria Pereira do Km 12, Dona Leonor da comunidade Patu e Seu Leônidas do Sítio Oiticica.



Pe. Albino Donati

Falando de João Batista, Jesus pergunta aos ouvintes: “Quem fostes encontrar? Um profeta? Sim, eu vos digo”. Eu acho que do nosso Pe. Albino nós podemos usar as mesmas palavras.

Pe. Albino foi um profeta que nos falou e operou no meio de nós, animado com o Espirito de Deus e a memória dele está ainda como uma benção no meio de nós. Não foram gestos proféticos a criação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos no ano de 1983 e a reativação da Caritas Paroquial no ano 1984?

Mas eu queria dizer ainda mais: ele foi um pai para o povo, es­pecialmente para o mais sofrido. Neste sentido Pe. Albino assumiu-se a responsabilidade da grande manifestação popular na barragem, em favor das comunidades que tinham sido isoladas pelas águas do açude Patu. Assim ele iniciou a conscientização para a formação de cooperati­vas populares e deu início à Escola de Arte que ainda está funcionando.

Sobretudo o Pe. Albino foi um Pastor a imitação de Jesus. Com isso a sua primeira preocupação foi a formação: religiosa, humana e social do povo. E foi na perspectiva da formação, quase como um gesto evangelizador para o futuro, que Pe. Albino se comprometeu na cons­trução de estruturas, como o Centro Pastoral Paroquial, da reforma da Matriz, da construção de bem oito capelas nas comunidades rurais.

Assim, para não perder a memória histórica dos acontecimentos do passado, em 1982 iniciou a Romaria ao Cemitério da Barragem, que ele denominou “Santuário da Seca”, para que os sofrimentos dos antigos.
Pe. João Paulo Giovanazzi (introdução do livro Pe. Albino Um Profeta no Sertão Central)

Postar um comentário

0 Comentários