Foram iniciados os preparativos para a 31ª Caminhada Seca em Senador Pompeu (CE), que acontecerá no dia 10 de novembro de 2013. Trata-se de um evento tradicional, cultural e religioso, que faz parte do patrimônio cultural da região e está ligado a um capítulo muito triste da história do Ceará, os campos de concentração de flagelados das secas.
Este ano faz homenagem especial ao idealizador da caminhada, o padre Albino Donatt e à Dona Luíza Lô, sobrevivente do campo de concentração da seca de 1932, que muito contribuiu para o resgate da história. Ambos faleceram há poucos meses.
Apresenta o tema: Caminhada ao Campo Santo do Sertão, com fé, em busca do conviver e bem viver no Semiárido.
Será um momento de resgate histórico, de fé, esperança, reflexão e de denuncia à violação de direitos de tantos irmãos e irmãs do Semiárido que sofrem com a implementação de grandes obras visando a concentração de lucro, a expansão do agronegócio, a inexistência de ações de preservação do patrimônio histórico material formado pelos casarões da barragem, que nem por força de Lei está sendo preservado, denuncia também a crescente violência no município de Senador Pompeu. A caminhada é um momento em que todos caminham movidos pelos mesmos objetivos, unidos pela fé e esperança.
Veja o documentário Caminhando ao Campo Santo, sobre a Caminhada da Seca.
Veja o documentário Caminhando ao Campo Santo, sobre a Caminhada da Seca.
0 Comentários