16ª Romaria da Terra, em busca do bem viver no chão que é nosso

Fram Paulo - Comunicador Popular da ASA
Senador Pompeu(CE)

“Terra, Água, Comunhão: Bem Viver em Nosso Chão”, é o tema da 16ª Romaria da Terra que acontecerá no dia 17 de agosto de 2013 na cidade de Sobral-CE. São esperadas mais de 20 mil pessoas vindas de todas as dioceses da Regional Nordeste 1.  A programação inclui Celebração Eucarística, apresentações artísticas e caminhada romeira. 

A romaria traz reflexões importantes sobre as condições de vida no Semiárido, sobre as políticas de convivência, os conflitos existentes em decorrência do modelo capitalista de desenvolvimento, imposto, que não prioriza o bem comum, que na verdade, viola direitos, explora o povo com trabalho semi escravo e degrada o meio ambiente.

São muitos os problemas e conflitos que afligem o povo do semiárido. Não havendo distinção, todos têm a mesma origem, o mesmo arcabouço e as mesmas consequências. Seja na construção das grandes barragens, seja nos parques de energia eólica, seja na expansão da carcinicultura, na construção de um aterro sanitário, na exploração de urânio ou na construção das obras para a copa. Alguém tem que sair da frente a todo custo, ao custo da desvalorização de terras e benfeitorias, da desconstrução da identidade cultural da comunidade, da quebra dos laços sociais e familiares, mediante a truculência e violência do Estado.

Não restam dúvidas da importância das grandes obras para o desenvolvimento econômico. A questão é que essas obras não trazem os benefícios necessários para a convivência com o semiárido e nem atendem às demandas da população. Também tem a questão de como o Estado conduz esse modelo de desenvolvimento, impondo sem dialogar, sem permitir questionamentos, prejudicando milhares de famílias com projetos feitos e pensados para favorecer aos grandes grupos empresariais. Esse desenvolvimento imposto, mata a existência de quem convive e vive no semiárido, despersonifica o ser humano e o transforma em qualquer coisa, minguando a capacidade de estruturação, desestabiliza e não restabelece. É a lógica cruel do capitalismo com o agrohidronegócio, com implantação de fábricas, exploração de recursos naturais. As consequências são sentidas pelos pequenos agricultores e agricultoras do semiárido, com a violação dos direitos básicos e fundamentais de quem já vive em condições precárias.

A 16ª Ramaria da Terra traz o despertar, a necessidade da busca de ações práticas para o enfretamento da problemática comum a todas as regiões do Ceará. Atitudes concretas que venham possibilitar aos que sofrem e aos que venham sofrer injustiças, a reparação aos danos e a garantia de direitos. A indignação é um sentimento presente, a capacidade de indignar-se não foi perdida. Há a necessidade de transformar a indignação em ação, animando, articulando, para construir um processo de transformação, para que o sertão seja de fato, a terra prometida a seu povo.

CDDH-AC mobiliza caravana

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro, está mobilizando uma caravana para participar da Romaria da Terra. Dessa forma, contribuir com a luta na busca do bem viver no chão que é nosso, em busca do acesso à água para consumir e produzir, a água sagrada que é nossa, em busca de vida digna no semiárido, em busca de justiça social, igualdade de direitos e respeito à todas as formas de vida.

Programação:
A 16ª Romaria da Terra terá a seguinte programação:
16hs: Chegada das caravanas em Sobral e acolhida nas paróquias da cidade.
18hs: Celebração de abertura à margem esquerda do Rio Acaraú.
20hs: Caminhada romeira até o Estádio Municipal.
22hs: Encontro musical dos artistas da caminhada.
00hs: Celebração Eucarística de encerramento.


Maiores informações CPT CE: (85) 3226 1413 – cptce@netbandalarga.com.br; Ir. Ilza: (85) 96013284 – ilzafran@hotmail.com; Thiago Valentim: (88) 96279567 – thiagovalentim1@yahoo.com.br; Claudiano: (88) 96415687 - claudianocpt@yahoo.com.br Acesse também o blog da CPT CE: http://cptce.blogspot.com.br/
Abraços romeiros!

Postar um comentário

0 Comentários