Capacitação de Pedreiros Cisterneiros: Construindo Futuros Sustentáveis no Semiárido

 


O Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro (CDDH-AC), em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Governo Federal, está avançando com o Projeto Cisternas, trazendo esperança e soluções concretas para as comunidades rurais do Semiárido.

Recentemente, foi realizada uma etapa crucial: a capacitação de pedreiros para a construção de cisternas de placas de cimento de 16 mil litros. Esta capacitação não apenas visa formar profissionais habilitados para a construção segura das cisternas, mas também busca discutir temas fundamentais relacionados à convivência com o Semiárido e à importância das cisternas como catalisadoras do desenvolvimento sustentável das famílias rurais.

Após essa preparação, as comunidades avançam para a implementação das cisternas. Essas estruturas, simples e de baixo custo, são construídas ao lado das casas por membros da própria comunidade treinados nos cursos oferecidos pelo CDDH-AC. As cisternas, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva, são uma resposta crucial para enfrentar os desafios da escassez hídrica no Semiárido, especialmente durante os períodos de estiagem que podem durar até oito meses.

Além de fornecer água para consumo humano, as cisternas também fortalecem a organização comunitária. As famílias contribuem com uma contrapartida para a construção, promovendo o envolvimento e a cooperação entre os membros da comunidade, muitas vezes em forma de mutirões.

Cada cisterna instalada não é apenas um reservatório de água, mas uma fonte de vida e esperança. São tecnologias sociais georreferenciadas, equipadas com bombas manuais, placas de identificação, calhas e outros acessórios essenciais para garantir a qualidade e segurança da água.

Chamada de "primeira água", essa água é adequada para consumo humano. As famílias beneficiadas devem seguir algumas normas simples, como a limpeza regular das calhas e a manutenção da tampa da cisterna sempre fechada, garantindo a qualidade e segurança do abastecimento.

Por meio dessas iniciativas, o CDDH-AC e seus parceiros estão não apenas construindo cisternas, mas também construindo um futuro mais sustentável e digno para as comunidades do Semiárido brasileiro.

Postar um comentário

0 Comentários