Comunidade reuniu-se para comemorar o dia da água

Foto: Karla Samara / Acervo CDDH-AC
Quinta feira dia (20) de Março de 2014, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro (CDDH-AC) promoveu no Distrito Tróia, município de Pedra Branca-CE, ações em comemoração à semana da água, em parceria com o Centro Educacional Vicente Alves de Melo e a Associação Comunitária de Tróia.

Aconteceram: palestras, apresentações artísticas, exibição de vídeos, distribuição de material informativo para a comunidade e momento de comemoração na praça do distrito, para festejarem as tecnologias sociais de armazenamento de água para consumo humano, as cisternas de placas, que hoje é um sonho realizado de todas as famílias do lugar.

A estudante Alice, 10 anos, sabe a importância da água e as dificuldades que a comunidade passou em anos anteriores, quando eles não tinham acesso às cisternas de placas. “Nós seres humanos precisamos da água para sobreviver, assim como as plantas e também os animais. Temos que cuidar muito bem dela, pois em alguns lugares do planeta terra é muito difícil ter água potável”, disse Alice. Hoje graças ao CDDH-AC e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), todos os moradores de Tróia possuem água de qualidade guardada nas cisternas.

O Professor Téojenes Vieira, organizou com os alunos do Centro Educacional Vicente Alves de Melo uma rádio alternativa, fazendo uso de caixas de som espalhadas pela escola, na qual foram narradas várias dicas de cuidados com a água e convivência com o Semiárido.
Foto: Karla Samara / Acervo CDDH-AC

Os moradores do Distrito Tróia aproveitaram para fazer a limpeza externa das cisternas de placas. D. Clêbia também fez sua parte, “eu pedi ao Pedrinho, um rapaz que mora aqui pra pintar a minha cisterna, mas ele disse que já ia pintar a cisterna de outra senhora, então eu mesma pequei o pincel e a tinta e pintei a minha, que ficou uma maravilha”, enfatiza com um sorriso no rosto e um orgulho pelo trabalho que fez Dona Clêbia.

A Associação Comunitária de Tróia preparou um momento de confraternização para todos os moradores da comunidade. Aos poucos foi anoitecendo e as crianças iam chegando à pracinha, o seresteiro já havia preparado o seu violão, os idosos foram chegando e sentando nas cadeiras, as mulheres chegaram com várias comidas e montaram um banquete para celebrar as conquistas da Comunidade.


Um bolo em forma de casa e cisterna foi colocado em destaque em uma bonita mesa. Em seguida todos cantaram parabéns para a comunidade que através da organização conseguiu o direito à vida, à água nossa de cada dia.

Por: Karla Samara
Comuicadora Popular

Veja o vídeo do evento: